om a intenção de homenagear as famílias vítimas dos crimes da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) e de fortalecer a memória sobre esse período sombrio da história recente do país, o vereador Roberto Robaina (PSOL) entregará a Comenda Porto do Sol ao neto do ex-deputado Rubens Paiva, o advogado Chico Paiva.
A proposição foi aprovada pela Câmara Municipal no começo deste mês, e a solenidade de entrega está marcada para 3 de abril. A indicação do nome de Chico Paiva partiu de uma articulação direta da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) entre o gabinete do vereador e o homenageado, que já garantiu a vinda a Porto Alegre para receber a distinção, a mais alta honraria da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Na Capital Gaúcha, Robaina e Fernanda ainda organizarão sessões especiais de exibição do filme Ainda Estou Aqui, longa-metragem de Walter Salles que retrata a luta de Eunice Paiva para esclarecer o assassinato de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, nos porões da Ditadura Militar. As exibições do filme, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, ocorrerão no Cine Bancários e contarão com a participação e comentários de Chico Paiva.
– A Fernanda conhece o Chico e fez todo o meio de campo para que essa homenagem também fosse um momento para discutirmos as questões políticas que envolvem o tema do filme. Nestes tempos em que se vê gente negando os horrores da ditadura e defendendo torturadores na cidade, nada mais apropriado do que reforçar a verdade sobre um período que envergonha nossa história – diz Robaina.
Chico Paiva é neto de Rubens e Eunice Paiva, cuja história inspirou o filme de Walter Salles. Advogado, é o neto mais parecido com o avô e tem sido uma espécie de porta-voz da família em razão do sucesso do filme. Chico é filho de Vera Paiva, a primogênita do casal Paiva que, no filme, é interpretada pela atriz Valentina Herszage.
Segundo a deputada federal Fernanda Melchionna, a ideia é organizar as sessões comentadas de forma gratuita, mas ainda não está definido qual o critério que será adotado para a participação do público, já que o espaço é limitado. A deputada é autora de projeto de lei que busca suspender a remuneração de militares denunciados por violação de direitos humanos durante a ditadura e uma ativista do movimento contra a anistia dos envolvidos na tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023:
– Essa homenagem ao Chico e todas as discussões que queremos promover a partir dela são parte de uma luta contra a extrema direita que apóia golpistas. É nossa luta contra os criminosos de ontem e de hoje. É nossa luta para que ditadura nunca mais ocorra! – reforça a deputada.
Nesta segunda-feira (10), o Internacional iniciou as vendas de ingressos para para o segundo jogo da final do Gauchão 2025, contra o Grêmio, no Beira Rio,no sábado (15). No entanto, os sócios relataram nas redes sociais problemas para marcar presença através de check-in, através do sistema Mundo Colorado.
O Inter emitiu nota nas redes sociais para se posicionar sobre os problemas na plataforma: “Informamos que nosso sistema do Mundo Colorado está enfrentando instabilidade devido à alta demanda. Estamos trabalhando para normalizar”.
Hoje foram liberadas as vendas ou check-in para sócios das modalidades “Colorado Titular”, “Patrimonial Clube”, “Parque Check-in” e “Coloradinho”. A venda para associados das modalidades “Campeão do Mundo”, “Parque Ingresso”, “Nada Vai nos Separar” e “Academia do Povo” está disponível no na quarta (12), às 10h. As vendas para não sócios abre na sexta-feira (14), conforme disponibilidade. A expectativa da direção colorada é que o estádio receba 50 mil torcedores.
Foto: Ricardo Duarte/Inter
“Informamos que nosso sistema do Mundo Colorado está enfrentando instabilidade devido à alta demanda. Estamos trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível e pedimos, assim, a compreensão de todos”