O Rio Grande do Sul teve o amanhecer mais gelado de 2026 nesta quarta-feira (24), com temperaturas negativas em pelo menos 24 municípios, segundo dados do Inmet e do Simagro.
A menor marca foi registrada em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde os termômetros chegaram a -2,8°C por volta das 7h. Soledade, no Alto da Serra do Botucaraí, também teve forte queda, com -2,4°C.
Em Porto Alegre, a capital também quebrou o recorde de frio do ano, com 3,9°C registrados pelo Inmet no bairro Jardim Botânico, abaixo da marca anterior de 4,1°C. No Extremo Sul da cidade, o Simagro apontou ainda 2,3°C nas primeiras horas da manhã.
Na Serra Gaúcha, cidades como Vacaria, São Francisco de Paula e Caxias do Sul registraram mínimas entre -1°C e -1,9°C. O frio também atingiu a Fronteira Oeste, com destaque para Santana do Livramento, que marcou -1,2°C.
O fenômeno se espalhou ainda pelo Vale do Taquari, Região Metropolitana, Noroeste e Vale do Rio Pardo, com registros de geada e frio intenso em diferentes pontos do estado, do extremo sul ao norte.