Na manhã deste sábado (18/05), a Polícia Civil, através da 4ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Porto Alegre, deflagrou a Operação Hammerfall. A ação, que contou com a participação de quase 200 policiais civis e militares, resultou na prisão de três indivíduos e na apreensão de drogas e armas de fogo.
A Operação Hammerfall teve como objetivo desarticular a estrutura de uma organização criminosa que atuava nos bairros do extremo sul de Porto Alegre. O grupo era responsável por homicídios, tráfico de drogas e atentou contra a vida de policiais militares no bairro Restinga em março deste ano.
A investigação iniciou em 6 de março, após dois membros da organização criminosa efetuarem disparos de arma de fogo contra dois indivíduos de um grupo rival em via pública. Após a tentativa de homicídio, os criminosos trocaram tiros com policiais militares que realizavam patrulhamento na área.
Segundo a investigação, o grupo criminoso estaria se organizando para realizar novos ataques durante o período das enchentes que atingiram Porto Alegre. A ação da Polícia Civil demonstra o compromisso em combater o crime organizado, mesmo em situações de crise.
A Operação Hammerfall contou com o apoio de três aeronaves, CORE, Brigada Militar, Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Civil do Paraná e Polícia Militar do Paraná. A ação conjunta das forças de segurança pública resultou na prisão de três indivíduos, na apreensão de drogas e armas de fogo e na obtenção de provas das condutas ilícitas do grupo criminoso.
O Diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegado de Polícia Mario Souza, destacou a importância da operação e afirmou: “a tentativa de homicídio de policiais, que estão a serviço da lei e da sociedade, é um ato gravíssimo realizado pelo crime organizado” e “a continuidade de atividade criminosa durante as enchentes é um agravante.”
Os presos serão encaminhados ao sistema prisional após os procedimentos legais. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar outros membros da organização criminosa e desarticular completamente suas atividades.
Com a informação Polícia Civil.