A partir desta quarta-feira (4) os passageiros da linha T7 – Nilo/Praia de Belas passam a contar com um ônibus elétrico articulado, que vai operar em fase de testes em Porto Alegre, por 30 dias. O veículo, de fabricação 100% nacional, atende ao edital de chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), publicado em 2023 no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), para soluções inovadoras de veículos elétricos.
A iniciativa faz parte do Programa Mais Transporte, que tem como objetivo aprimorar o serviço oferecido aos usuários. “Faremos testes com este veículo de alta capacidade nessa linha que faz a importante conexão para analisar seu desempenho operacional. Nosso objetivo é oferecer aos passageiros uma experiência inovadora, sustentável e eficiente, que contribui para tornar o transporte público mais seguro e atrativo”, afirma Adão de Castro Júnior, secretário municipal de Mobilidade Urbana.
O ônibus elétrico articulado vai operar na linha T7, da Companhia Carris Portoalegrense. O trajeto, com início no Terminal Triângulo, percorre um percurso de cerca de 10,5 quilômetros e faz a ligação entre importantes centros de comércio, universidades e hospitais, via Assis Brasil, João Wallig, Francisco Trein, Nilo Peçanha, Protásio Alves, Osvaldo Aranha, Loureiro da Silva e até o terminal Borges de Medeiros, junto ao shopping Praia de Belas.
O articulado elétrico será responsável por seis viagens no sentido Norte-Sul, a partir do Terminal Triângulo, e cinco no sentido Sul-Norte, a partir do terminal na rua Peri Machado, bairro Praia de Belas, que serão oferecidas em tabela extra. O veículo vai percorrer em média 170,5 quilômetros por dia, o que poderá ser ampliado conforme a autonomia apresentada nos testes. A cada volta completa, o ônibus da linha T7 percorre cerca de 30,8 quilômetros de itinerário.
Tabela horária:
- Norte-Sul: 05h45 – 07h32 – 09h40 – 16h20 – 18h40 – 21h45
- Sul-Norte: 06h38 – 08h46 – 17h28 – 19h45 – 22h50
Ônibus – O e-Bus Articulado de 21,5 metros de comprimento, com capacidade para até 150 passageiros, é integralmente fabricado no Brasil com tração e integração Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio e motor elétrico, inversor e bateria WEG. Com autonomia de 220 quilômetros, o ônibus possui ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB para recarga de aparelho celular, acessibilidade universal com espaço para duas cadeiras de rodas e suas baterias podem ser recarregadas em apenas quatro horas.
Linhas 100% elétricas – Em 2024, entraram em operação 12 ônibus do projeto-piloto de eletrificação da frota do transporte coletivo em três linhas 100% elétricas: E178 – Praia de Belas, E378 – Integradora e E703 – Vila Farrapos. “Com uma operação em torno de 65% mais barata que o diesel, mais sustentável e eficiente, o maior beneficiado neste projeto é o passageiro, que tem uma experiência diferenciada em ônibus silenciosos e com Wi-Fi gratuito, o que torna o transporte público mais confiável e atraente”, conclui Castro Júnior.