A Prefeitura de Porto Alegre deu mais um passo no enfrentamento ao furto e à receptação de fios e cabos. Durante o Workshop Estratégias Integradas contra o Furto e a Receptação de Fios e Cabos, realizado nesta quinta-feira (25) no 4º Distrito, o prefeito Sebastião Melo anunciou a publicação de um decreto municipal intersetorial para fortalecer a atuação integrada no combate a esse tipo de crime, além do lançamento de edital do concurso público para reforçar as ações no município com novos agentes de fiscalização.

Promovido pela Secretaria Municipal Geral de Governo (SMGG), em parceria com o Nau Live Spaces, o evento reuniu mais de 200 pessoas, incluindo representantes do poder público, forças de segurança, concessionárias de serviços públicos, entidades empresariais, universidades, especialistas e lideranças para debater os impactos do problema e construir soluções integradas para seu enfrentamento.

Programação – Ao longo da manhã, três painéis abordaram diferentes dimensões do tema. As discussões trataram da atuação das organizações criminosas envolvidas no furto e na receptação de fios e cabos, dos impactos causados à infraestrutura urbana e aos serviços essenciais e das estratégias para ampliar a eficiência da fiscalização, aperfeiçoar a legislação, incorporar novas tecnologias e fortalecer a integração entre os órgãos públicos, concessionárias e sociedade civil.

No período da tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos temáticos — Segurança e Inteligência Integrada; Fiscalização, Legislação e Regulação; Infraestrutura Urbana e Resiliência; e Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes — para aprofundar os debates e elaborar propostas de curto, médio e longo prazo. Após a apresentação, o público votou nas ideias apresentadas. As propostas escolhidas serão consolidadas pela Prefeitura e servirão de base para a implementação de novas medidas voltadas ao enfrentamento desse tipo de crime de forma integrada.

“O enfrentamento desse problema exige coordenação permanente entre as diferentes áreas da administração pública e também entre os diversos atores envolvidos. A prefeitura não resolve a questão sozinha. Este workshop foi pensado para reunir quem atua diretamente na prevenção, fiscalização, investigação e prestação de serviços essenciais, transformando conhecimento e experiências em propostas concretas. A criação do comitê e as medidas anunciadas hoje demonstram que Porto Alegre está estruturando uma política pública permanente para combater o furto e a receptação de fios e cabos”, destacou o secretário municipal Geral de Governo, André Flores Coronel.