A Companhia Carris Porto-Alegrense celebrou, nesta sexta-feira (19), 154 anos de história em evento voltado ao resgate histórico. A comemoração contou com atividades culturais organizadas pelo Instituto São Benedito – entidade de educação e assistência social para menores em situação de vulnerabilidade social – para contar a evolução dos ônibus da Carris. Na presença de autoridades da mobilidade urbana de Porto Alegre, a companhia de transporte coletivo mais antiga do Brasil reforçou o compromisso com a modernização e a sustentabilidade.

Relembrando a transformação vivenciada ao longo das décadas, o diretor Octávio Bortoncello destacou a forte conexão da companhia com a Capital. “A Carris existe desde que Porto Alegre tinha 40 mil habitantes, sempre com o propósito de levar as pessoas. Ao longo de todo esse período, começamos no bonde puxado por mula e chegamos ao bonde elétrico, depois vieram os ônibus e, agora, chegam os ônibus elétricos, serão testados pela carris”, detalhou.

No túnel do tempo, alunos do Instituto São Benedito detalharam a evolução da Carris de forma visual, com pinturas, fotografias e miniaturas. Já apresentações culturais trouxeram músicas que acompanharam os 154 anos da companhia. A celebração incluiu ainda o tradicional “parabéns”, com direito a bolo de aniversário.

Em uma leitura conjunta, os colaboradores Rosangela Aparecida Pires Machado e Marcelo Weber Rosa homenagearam a categoria rodoviária e celebraram a história construída por milhares de trabalhadores ao longo de mais de um século e meio de operações. Para selar o compromisso com a modernização, o evento foi encerrado com um ato simbólico de colagem dos adesivos do logotipo da Carris nos ônibus elétricos.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, parabenizou a Carris pela trajetória e pelos serviços prestados aos porto-alegrenses. Projetando o futuro sustentável do transporte na Capital, também destacou o avanço da eletrificação. “Queremos implementar mais 100 ônibus elétricos na cidade. O projeto já foi autorizado pelo governo federal. São ônibus de alta tecnologia, fabricação brasileira e que vão ingressar na frota daqui a alguns meses, começando ainda em 2026”, revelou.

O encontro contou com autoridades do transporte coletivo de Porto Alegre, como a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Tula Vardaramatos, e representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Melhorias constantes

A Carris mantém o foco na qualidade do serviço prestado à população. Desde a privatização, em janeiro de 2024, já foram investidos mais de R$ 100 milhões na renovação da frota, que hoje conta com 271 veículos disponíveis. O aporte se reflete diretamente no dia a dia dos passageiros, garantindo maior oferta de horários, ocupação adequada e viagens mais confortáveis. Além disso, 100% dos ônibus da companhia operam com ar-condicionado desde janeiro de 2025, contando com tecnologias mais modernas, eficientes e menos poluentes.

A história da Carris

A companhia começou com bondes puxados por burros, evoluindo para bondes elétricos no início do século XX, e posteriormente para os ônibus que hoje compõem a frota – agora em momento de eletrificação. Cada fase dessa jornada reflete a capacidade da empresa de se adaptar e inovar, sempre buscando oferecer um serviço de qualidade e eficiente para os cidadãos de Porto Alegre.