A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) de Porto Alegre deu início nesta semana às obras de recuperação da Praça XV e do Largo Glênio Peres. Com prazo de execução de 120 dias, o projeto contempla a recuperação dos muros, grades, escadarias, pisos e postes de iluminação, incluindo serviços de reparos, limpeza e lavagem.

Também será realizada a substituição do mobiliário urbano por modelos mais modernos e resistentes e que exigem menos manutenção. A nova instalação inclui bancos, lixeiras, floreiras, balizadores de concreto e bicicletários metálicos.

“A intervenção proposta contempla diversas melhorias e adequações na praça, que além de qualificar o espaço, o tornarão mais resiliente. Serão executados realinhamento de basaltos, com assentamento de peças irregulares, recomposição e reassentamento de pedras portuguesas nas cores branca e vermelha, qualificação no entorno do chafariz, reassentamento do piso de paralelepípedo e recuperação e revitalização dos muros em pedra granítica rosada”, destaca o diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza.

As obras estão sendo viabilizadas por meio de Termo de Aquisição de Solo Criado por Contrapartida (Tascc) firmado com a empresa Cyrela Sul Empreendimentos Imobiliários, com investimentos de R$ 601.853, e foram viabilizadas pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática.