A Associação de Cegos Louis Braille, mantenedora da Casa Lar do Cego Idoso, foi alvo de cinco invasões criminosas em menos de um mês e acumula prejuízo estimado em R$ 35 mil. Segundo a direção da entidade, os furtos ocorreram entre o fim de maio e o último fim de semana, tendo como principal alvo os cabos do sistema de energia fotovoltaica, responsável por reduzir em cerca de 95% os custos da conta de luz da instituição. A casa atende atualmente 54 idosos em regime de longa permanência e depende de doações para manter suas atividades.
De acordo com os responsáveis pela entidade, a primeira invasão ocorreu em 31 de maio, quando parte da fiação foi levada. Em 11 de junho, o suspeito teria retornado para furtar mais cabos. As outras duas ocorrências foram registradas no sábado e no domingo do último fim de semana. A direção acredita que os cinco furtos tenham sido praticados pelo mesmo indivíduo. Além da retirada dos fios, o criminoso teria danificado o telhado da instituição e conexões dos equipamentos ligados ao sistema fotovoltaico.
Os prejuízos vão além do valor dos reparos. Com o sistema funcionando, a conta de energia da instituição varia entre R$ 300 e R$ 400 por mês. Sem a geração própria, a despesa pode chegar a R$ 8 mil mensais. A entidade oferece seis refeições diárias aos residentes e conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento dos idosos. Segundo a administração, um dos moradores chegou a se deparar com o invasor escalando a janela de seu quarto, aumentando a sensação de insegurança entre residentes e funcionários.
Após o registro das ocorrências, representantes da associação se reuniram com o 20º Batalhão da Polícia Militar. Conforme a direção da entidade, a corporação informou que reforçará o policiamento ostensivo na região. Enquanto tenta reconstruir o sistema de energia e reparar os danos causados pelas invasões, a instituição afirma que segue preocupada com a segurança dos moradores e com os impactos financeiros provocados pela sequência de furtos.