O vereador de Porto Alegre Coronel Ustra, anunciou neste fim de semana sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições de 2026. O comunicado foi feito por meio das redes sociais, onde o parlamentar relembrou sua trajetória como chefe da segurança do ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou que recebeu dele a missão de representar o Rio Grande do Sul em Brasília. No vídeo divulgado, Ustra destacou que acompanhou de perto a rotina da Presidência da República e afirmou que a experiência mudou sua visão sobre o país.

Ao justificar a decisão de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, o vereador afirmou que continua exercendo o mesmo compromisso de serviço público que marcou sua carreira militar. Segundo ele, a candidatura tem como objetivo defender pautas alinhadas aos valores que atribui à sua trajetória política e à do ex-presidente. Em sua publicação, Ustra ressaltou que servir ao Brasil é uma responsabilidade que carrega desde sua atuação profissional e política.

A pré-candidatura também reforça a ligação do vereador com o campo político liderado por Bolsonaro no Rio Grande do Sul. Em sua mensagem, Ustra afirmou que pretende trabalhar pela recuperação da dignidade dos gaúchos e encerrou o anúncio com o lema “Deus, Pátria, Família e Liberdade”. A movimentação marca o início de sua articulação para a disputa por uma cadeira na Câmara Federal nas eleições do próximo ano.