A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) organiza um esquema especial de trânsito para minimizar os impactos na mobilidade em razão da Maratona New Balance 42K Porto Alegre, que ocorre neste domingo, 27, a partir das 6h. A largada da prova de 42 quilômetros será no Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção).

Após percorrer a área central e a Zona Norte, a chegada será no Golden Lake, na avenida Diário de Notícias, 1.200, ao lado do Barra Shopping Sul. Os demais percursos de Meia Maratona – 10 e 5 quilômetros, têm largada e chegada no Golden Lake, a partir do mesmo horário.

Em razão do comprometimento da 3ª Perimetral no trecho da avenida Edu Chaves com a Sertório, os motoristas que necessitarem acessar o Aeroporto Internacional Salgado Filho na manhã de domingo devem antecipar seus deslocamentos e optar por rotas alternativas, como via Túnel da Conceição, avenida Castelo Branco, BR-290 e avenida dos Estados. Outra opção para quem se desloca a partir da Zona Norte é o prolongamento da avenida Severo Dullius a partir da rua Dona Alzira, no cruzamento com a avenida Sertório.

Para a chegada à Capital deverá ser utilizada a avenida Assis Brasil ou avenida Castelo Branco via Túnel da Conceição. Quem optar pela avenida Mauá seguirá somente até o Largo Visconde do Cairú, visto o bloqueio total da avenida a partir desse trecho.

Trânsito – A partir das 20h de sábado, a avenida Diário de Notícias estará bloqueada no sentido bairro/Centro desde a rótula da avenida Guaíba até o cruzamento com as avenidas Chuí e Padre Cacique. O bloqueio total desta avenida ocorrerá à meia-noite. O trecho da área de lazer da Edvaldo Pereira Paiva, aberto na manhã de sábado entre a Rótula do Gasômetro e a avenida Padre Cacique, não será liberado à noite para o tráfego de veículos.

Transporte – Os terminais localizados na rua Uruguai, Borges de Medeiros com Mauá e Parobé serão transferidos provisoriamente para a rua Júlio de Castilhos, no trecho entre o Mercado Público e a Dr. Flores. Já o terminal da Praça Rui Barbosa (camelódromo) ficará provisório na Júlio de Castilhos, entre Dr. Flores e Chaves Barcelos.

Além disso, o transporte público terá desvios pontuais com orientação dos agentes da EPTC. Mais de 150 cruzamentos semaforizados terão sua programação alterada no entorno das provas para garantir a fluidez viária.

Os batedores motociclistas da EPTC vão acompanhar o grupo de elite da maratona enquanto os agentes de fiscalização, de manutenção elétrica e da central de videomonitoramento e controle da mobilidade vão monitorar a circulação ao longo de todo o trajeto das provas, orientar a população e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo perfil da EPTC @EPTC_POA na rede social X (o antigo Twitter).

*Com a informação PMPA