Na próxima semana, Porto Alegre sediará a oficina Estratégia Alimenta Cidades, reunindo representantes governamentais, da sociedade civil e atores locais para aprofundar e finalizar o diagnóstico situacional da agenda alimentar urbana. O evento é realizado pela Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Também serão apresentados programas e ações de segurança alimentar e nutricional implementados pela Prefeitura de Porto Alegre, com o objetivo de construir um entendimento comum sobre os desafios e oportunidades, e identificar prioridades para o desenho das rotas de implementação da Estratégia Alimenta Cidades. A oficina ocorre na segunda-feira (24) e terça-feira (25).
“O primeiro passo é identificar os principais desafios nesta área. E é justamente neste evento que vamos ter essa oportunidade, de analisar o diagnóstico que será apresentado. A partir daí, a cidade, de forma conjunta, consegue priorizar os pontos falhos e pensar em soluções eficazes”, esclarece o titular da SMIDH, Juliano Passini.
Na segunda-feira, 24, as atividades acontecerão das 9h às 17h, no plenário Ana Terra da Câmara Municipal (avenida Loureiro da Silva, 255), Centro Histórico. O segundo dia será destinado a visitas técnicas ao Restaurante Popular do Centro (rua Garibaldi, 461); Horta do Centro (rua José do Patrocínio, 70); Mercado Público (Largo Glênio Peres); e ao Centro Agrícola Demonstrativo (Estrada Berico José Bernardes, 2939 – Viamão).
O evento é destinado a representantes governamentais municipais e estaduais (técnicos e autoridades) e não governamentais convidados pelo município, além de integrantes do Ministério do Desenvolvimento Social e equipe do Instituto Comida do Amanhã.