A construção do condomínio “Verdant” (Verdejante) por uma construtora no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, começou com a polêmica derrubada de um guapuruvu. A árvore nativa, considerada uma das mais bonitas da cidade, foi removida com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), suscitando protestos dos moradores.
O novo condomínio “Verdant” (Verdejante) oferecerá apartamentos de luxo em um terreno com frentes para as ruas Felipe de Oliveira e Eça de Queiroz. A árvore foi derrubada no dia 6 de junho, e a prefeitura informou que a remoção incluirá uma compensação no local com o plantio de 14 novas mudas de árvores nativas.
A derrubada do guapuruvu causou indignação entre os residentes do bairro, que colaram cartazes de protesto nos tapumes da obra. Trabalhadores da construtora foram vistos removendo os cartazes, e um deles inclusive baixou as calças em forma de deboche a um morador que fotografava a cena.
Veja o vídeo:
Construtora inicia projeto de condomínio “Verdant” (Verdejante) com a derrubada de um Guapuruvu gigante, árvore nativa do Rio Grande do Sul. Veja o vídeo gravado no bairro Petrópolis em Porto Alegre: pic.twitter.com/YuIvFqfOFw
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) June 12, 2024