A Prefeitura de Porto Alegre está mobilizando a população para auxiliar na construção do Plano de Ação Climática (Plac) da cidade. Através de uma pesquisa online, os cidadãos podem compartilhar suas sugestões e ideias para ações que combatam os efeitos das mudanças climáticas no município. A pesquisa, que segue aberta até 22 de maio, é composta por quatro eixos principais:
Baixo carbono: busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa na cidade.
Resiliência a eventos climáticos: visa preparar Porto Alegre para lidar com os impactos das mudanças climáticas, como inundações, secas e ondas de calor.
Uso da água: busca garantir um uso mais consciente e sustentável da água na cidade.
Uso de áreas verdes: visa ampliar e proteger as áreas verdes de Porto Alegre, contribuindo para a qualidade do ar e da vida na cidade.
As contribuições da população serão utilizadas para aprimorar o Plac e definir as ações que serão implementadas pela Prefeitura. A participação é aberta a todos os cidadãos de Porto Alegre e pode ser realizada através do link.
O Plano de Ação Climática é um instrumento fundamental para que Porto Alegre se prepare para os desafios das mudanças climáticas. O plano visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa na cidade, aumentar a resiliência da população aos eventos climáticos extremos e promover o uso sustentável dos recursos naturais.
A construção do Plac está sendo realizada com a participação da sociedade civil, academia e setor privado. A Prefeitura de Porto Alegre convida a todos os cidadãos a participarem deste processo e contribuírem para a construção de um futuro mais sustentável para a cidade.
Com a informação PMPA.