Na manhã de quarta-feira (03/07), a Polícia Civil deflagrou a Operação Subterrâneo para combater furtos de cabos de telefonia e dados de internet nas regiões da Lomba do Pinheiro em Porto Alegre e em Viamão. A operação foi coordenada pelo Departamento de Investigações Criminais (Deic) e resultou na prisão de um suspeito.

A ofensiva, liderada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra as Concessionárias Públicas (DRCP), mobilizou 39 policiais civis que realizaram buscas em sete endereços. Foram apreendidos R$ 3 mil, uma arma de fogo, veículos usados nos crimes e vários aparelhos celulares. A investigação começou após dois furtos em março, com a subtração de cabos avaliados em R$ 23.500.

Após o primeiro furto em Viamão, a Polícia Militar deteve quatro suspeitos em Porto Alegre, encontrando 25 metros de cabos e ferramentas de corte em um Fiat Strada. Câmeras de segurança identificaram outros veículos utilizados nos crimes, como VW Gol, Amarok e Hyundai Azera.

Até agora, seis suspeitos foram identificados como integrantes do grupo criminoso. As investigações continuam para capturar todos os envolvidos e prevenir novos furtos que afetam as concessionárias de serviços públicos.

Com a informação Polícia Civil.