O Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), localizado em Porto Alegre, comemora neste sábado, 29 de junho, 140 anos de dedicação à saúde mental no Rio Grande do Sul. Fundado em 1884, o hospital evoluiu de um hospício para uma instituição moderna que se destaca pelo atendimento ambulatorial, internação, ensino e pesquisa, seguindo as mudanças sociais e científicas da saúde pública no Brasil.
A transformação mais significativa do HPSP ocorreu após a Lei da Reforma Psiquiátrica de 2001, que incentivou a desinstitucionalização, permitindo que antigos moradores passassem a viver em Serviços Residenciais Terapêuticos. Atualmente, o HPSP é um importante integrante da Rede de Atenção Psicossocial do SUS, situado na região Leste de Porto Alegre, onde mantém seis prédios históricos.
O ambulatório Melanie Klein, especializado em saúde mental, atende pacientes de 88 municípios da Região Metropolitana, abrangendo cerca de 5 milhões de pessoas. Coordenado por uma equipe interdisciplinar, o serviço promove a integralidade do cuidado, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Buscamos desenvolver práticas integradas entre os profissionais e com os serviços da rede psicossocial”, afirma Chris Allves, chefe administrativa do hospital.
O HPSP também conta com unidades de internação para pacientes agudos e o Centro Integrado de Atenção Psicossocial – Infância e Adolescência (Ciaps). Além disso, o hospital é um centro de formação, oferecendo Residência em Medicina Psiquiátrica e estágios multiprofissionais, capacitando profissionais há 38 anos. O projeto de arteterapia, iniciado em 1990, e o Jardim Terapêutico são algumas das iniciativas terapêuticas inovadoras da instituição.
Com a informação GOV-RS.