A Aneel determinou que em julho haverá um aumento de R$ 1,88 na conta de luz para cada 100 kW/h consumidos, devido ao acionamento da bandeira amarela. A medida foi tomada por conta da previsão de chuvas abaixo da média e do aumento no consumo de energia.

Desde abril de 2022, os consumidores estavam sob a bandeira verde, totalizando 26 meses sem custo adicional. O sistema de bandeiras permite que os consumidores façam escolhas de consumo que possam reduzir os custos operacionais do sistema energético.

A falta de chuvas e as altas temperaturas no país elevam os custos de operação das hidrelétricas, tornando necessário o uso de usinas termelétricas, que são mais caras. O sistema de bandeiras, introduzido em 2015, sinaliza o custo real da energia e promove o uso eficiente da eletricidade.

As bandeiras tarifárias variam entre verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2), indicando se a energia custará mais ou menos dependendo das condições de geração. A bandeira vermelha indica os maiores custos, enquanto a verde representa o menor custo.

Com a informação Agência Brasil.