A prefeitura acolheu 192 pessoas em situação de rua na sexta-feira, 28, primeira noite de frio intenso de junho. Das 272 vagas em albergues da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 160 foram ocupadas, sendo 138 homens, 15 mulheres e sete LGBTQIA+. Outras 32 pessoas passaram a noite no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). No ginásio, foram ofertados alimentos para o jantar e café da manhã, água e kits de higiene.
A estrutura no Ginásio do Demhab, retaguarda para a Rede Municipal, ficará disponível para acolhimento da população de rua até esta terça-feira, 2, das 19h às 7h, e sempre será aberta mediante temperaturas mínimas inferiores a 5 graus, conforme o protocolo da Operação Inverno. O acesso do público ocorre por meio da equipe de Ronda Extraordinária Noturna. A rede de proteção social às pessoas em situação de rua pode ser acionada pelo telefone 156, opção 7.
Alerta preventivo – A Defesa Civil Municipal emitiu alerta preventivo de frio intenso entre a noite de sexta-feira, 28, e a manhã de terça-feira, 2. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar frio de origem polar ingressou no território gaúcho, provocando temperaturas abaixo da média para esta época do ano, com mínimas inferiores a 5 graus em Porto Alegre.
Com a informação PMPA.