O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de tempestade para diversas regiões do sul do Brasil. O aviso, com grau de severidade de Perigo Potencial, prevê chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. O período crítico se estende das 23h do dia 25 de junho até as 10h do dia 26 de junho de 2024.
Os riscos potenciais associados à tempestade incluem cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos. A recomendação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Além disso, é aconselhável evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período de risco.
Para obter mais informações e orientações, os moradores das áreas afetadas devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. O alerta inclui municípios como Abdon Batista, Abelardo Luz, Agrolândia e outros nas regiões Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, entre outras.
Áreas afetadas incluem a Grande Florianópolis, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Região Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Norte Catarinense. A população dessas áreas deve se preparar para condições meteorológicas adversas e seguir as instruções das autoridades locais.
Com a informação INMET.