Na quinta-feira (9), a Brigada Militar do Rio Grande do Sul anunciou a chegada de cem homens da Força Nacional de Segurança Pública em Porto Alegre. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o coronel Claudio dos Santos Feoli, comandante-geral da BM no Estado, revelou que os agentes estarão atuando nas ruas da capital a partir de sexta-feira (10), atendendo a um pedido direto do governador Eduardo Leite.

Além do reforço da Força Nacional, militares de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já estão em Porto Alegre, somando-se ao efetivo que está trabalhando na segurança e no auxílio aos resgates em áreas de difícil acesso. O comandante destacou que a Polícia Militar de São Paulo trouxe nove embarcações para facilitar o patrulhamento em áreas alagadas, enquanto militares de Santa Catarina e Paraná já estão reforçando as equipes nas ruas.

A Brigada Militar também está preocupada com a disseminação de notícias falsas sobre a tragédia no estado, especialmente relacionadas à segurança pública. Segundo o coronel Feoli, o compartilhamento de informações falsas tem demandado uma quantidade significativa de energia da corporação, que poderia ser melhor utilizada na prestação de serviços à população.