A Nasa divulgou nesta quarta-feira (8/5) imagens de tirar o fôlego das enchentes que assolam Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Capturadas pelo Landsat 8, o satélite mais poderoso da agência espacial americana, as fotos revelam com detalhes a extensão da devastação na capital gaúcha.
O registro impressionante mostra as margens do Rio Guaíba completamente submersas, com a água invadindo áreas centrais da cidade como os bairros Farrapos, São Geraldo, Centro e Menino Deus. É possível observar também a inundação dos estádios do Inter e do Grêmio, além do Aeroporto Salgado Filho.
Em um texto publicado pela Nasa, a agência espacial destaca que as “precipitações extremas” em Porto Alegre se encaixam em um padrão mais amplo de mudanças climáticas. Cientistas alertam para o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos como enchentes e secas, devido ao acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera.
O satélite Modis da Nasa também capturou imagens que evidenciam a extensão das enchentes no rio Jacuí, desde Charqueadas, a oeste de Porto Alegre, até sua entrada na Lagoa dos Patos, passando pelo ponto de encontro entre o Jacuí e o Guaíba.
As imagens capturadas pelos satélites da Nasa servem como um importante recurso para cientistas brasileiros que participam do Programa de Ciências Aplicadas da agência espacial. Através da análise das imagens, é possível compreender melhor a dinâmica das enchentes e auxiliar no planejamento de medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Veja a imagem a baixo:

Enchente Maio de 2024 – Porto Alegre/RS – Foto: Divulgação / NASA Porto Alegre – enchente Maio de 2024 – Foto: Divulgação / NASA