O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre informou nesta segunda-feira (6) que não há estimativa para a normalização do abastecimento de água na cidade. Com aproximadamente 70% da região desabastecida, apenas duas estações de tratamento, Menino Deus e Belém Novo, operam com capacidade reduzida.

As outras quatro estações – Ilhas, Moinhos de Vento, São João e Tristeza – tiveram suas atividades interrompidas devido a diversos fatores, incluindo inundações e problemas elétricos.

Diante da situação, hospitais e abrigos estão sendo atendidos por caminhões-pipa, embora o Dmae ainda não possa estabelecer um prazo para a normalização do serviço. “Estamos buscando alternativas para garantir o fornecimento de água à população”, afirmou o órgão.

Apelo por Economia de Água

O prefeito Sebastião Melo, em entrevista à Rádio Pampa nesta manhã, enfatizou o apelo à população para que economize a água disponível na capital gaúcha. “Cada gota é importante; não desperdicem, pois pode faltar não só para você, mas também para seu vizinho”, destacou Melo.