No ano letivo de 2024, a rede de ensino de Porto Alegre passou a contar com uma nova escola, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paixão Côrtes (Laçador). Construída no terreno cedido ao município, onde já funcionou uma escola estadual, a instituição, que é de educação integral, tem um grande diferencial: é a primeira escola bilíngue da Capital e a segunda do Estado.

Na escola, que conta com 12 salas de aula, laboratório de ciências, sala de inovação e biblioteca, estudam atualmente 120 alunos de jardim A e B e do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental. “Estes alunos têm acesso a um ensino diferenciado. Trata-se de um currículo bilíngue, no qual, além de aulas de língua inglesa, são inseridos no aprendizado do idioma em todas as atividades da escola”, conta o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa. “Temos o estudo do inglês como componente curricular em toda a nossa rede, mas o trabalho iniciado aqui é de fato novo e deve servir de referência para que possamos amplia-lo para outras escolas da cidade”, destaca.

Os estudantes contam com a presença do professor de inglês em outros componentes curriculares, atuando em conjunto com o professor da outra disciplina. No total, 30% da carga horária do aluno é realizada com bidocência, onde professor referência introduz os conteúdos e os mesmos são expandidos pelo professor de inglês no outro idioma. “É importante salientar que não se trata de tradução do português para o inglês, mas sim de aprofundamento do conteúdo nos dois idiomas”, conta a diretora da escola, Luciene Alves de Lima Brandão. “Estamos no início de um projeto grandioso, de superação e impactante para a educação do Estado. A proposta da nossa escola é ser uma escola pública, inclusiva, integralizada e bilíngue”, afirma.

*Com a informação PMPA