Duas mulheres foram presas em flagrante, na tarde desta segunda-feira (22), por manterem uma clínica clandestina de bronzeamento artificial em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A descoberta do estabelecimento, localizado no bairro Estalagem, foi resultado de denúncias anônimas.

De acordo com as investigações, além de operar sem licença, a clínica utilizava uma câmara de bronzeamento, equipamento proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009. O uso desse dispositivo aumenta consideravelmente o risco de câncer de pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem métodos saudáveis para quem pretende deixar a pele mais dourada, mas, para entender quais são as formas corretas e saudáveis, é essencial consultar um dermatologista. O profissional avaliará a história e a sensibilidade da pele do paciente e, dependendo, poderá indicar a aplicação tópica de auto bronzeadores que produzem um efeito semelhante ao bronzeado, sem prejudicar a saúde.