O Irã lançou neste sábado (13) um ataque com drones e mísseis contra Israel. A informação foi confirmada pelas IDF (Forças de Defesa de Israel) e pelo governo dos Estados Unidos. A resposta dos iranianos ao ataque de Israel começou na noite deste sábado , conforma a Inteligência dos Estados Unidos afirmou a rede CNN.

Entre 50 e 75 drones foram lançados rumo ao território israelense , como forma de represália ao bombardeio que matou 12 pessoas na embaixada de Teerã , na Síria. Morreram no ataque sete membros da Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica, dois deles generais.

As forças de defesa israelenses e americanas  mobiliavam sistemas anti-aéreos para tentar derrubar os drones antes que eles atinjam o solo. Não foi descartado disparos de mísseis de cruzeiros, mais velozes  com poder de chegar de forma mais sincronizada com os dispositivos remotos.

O chanceler israelense, Israel Katz, cancelou uma viagem planejada à Áustria e à Hungria com familiares de reféns mantidos em Gaza pelo movimento islamista Hamas desde 7 de outubro.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na sexta-feira (12) que esperava represálias do Irã ‘mais cedo ou mais tarde’. Biden cancelou compromissos e retornou à Casa Branca neste sábado, com objetivo de coordenar a resposta norte-americana à situação de conflito.