A Agafuc-RS (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) conquistou neste sábado (13) pela quinta vez na história o título do Regional Sul-Sudeste de futebol de cegos . A disputa da final foi realizada na quadra do Sesi, em Cachoeirinha (RS), onde o time gaúcho derrotou pela terceira edição consecutiva os do Projeto Maestro da Bola (PR) por 1 a 0, gol de Nonato.

A Agafuc soma agora cinco taças: 2024, 2023, 2022, 2019 e 2018, sendo a equipe a única vencedora do Regional Sul-Sudeste (não houve disputas em 2021 e 2020 por conta da pandemia de Covid-19) , antes de sua criação havia um torneio apenas para o Sul e outro para o Sudeste (de 2011 a 2017). Nesta época, a Agafuc também era hegemônica no Regional Sul e somava cinco taças antes da unificação com o Sudeste. O Maestro, por sua vez, foi fundado em 2017 e segue sem levantar um troféu de competição oficial organizada pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais).

.”Essa conquista foi especial, em casa, junto da torcida. A família Agafuc é uma família unida, e poder estar aqui, dar essa alegria a eles aqui no Rio Grande do Sul, foi muito especial”, disse Nonato, que terminou a competição ganhando ainda o troféu de Artilheiro, com seis gols marcados.

A equipe de Canoas (RS) ,fez ainda o Melhor Goleiro: Luan, da Seleção Brasileira, que teve atuação destacada na decisão.

“É muito bom. Eu tinha uma coisa nessa quadra, onde perdi em 2014, único jogo no qual perdi durante o tempo normal . Então, eu tinha essa coisa dentro de mim. E ganhar agora em casa, faltava isso para a Agafuc “, lembrou-se o técnico Rafael Astrada,

Mais cedo, o INV-SP (Instituto Nova Visão) ficou com a medalha de bronze ao bater a Unicep-ES (União de Cegos Dom Pedro II) por 2 a 0