A Operação Torniquete, resultado de mais de seis meses de investigação, visa restabelecer a ordem pública na cidade de Butiá, abalada por homicídios.
Um dos principais líderes de um grupo criminoso que comanda o tráfico de drogas em Butiá foi preso no bairro Hípica, em Porto Alegre. Com ele, foram apreendidos uma arma de fogo, munição, dinheiro e um veículo. O suspeito, de 28 anos, é considerado o mentor intelectual do grupo, responsável por determinar assassinatos e fornecer suporte material, como veículos e armas de fogo.
Outro suspeito, de 29 anos, foi preso no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, suspeito de participação em vários homicídios. Na Região Carbonífera, foram cumpridos três mandados de prisão. Um dos presos, homem de 24 anos, foi localizado em Butiá e é investigado por participar de homicídios, conduzindo veículos roubados e alugados para cometer os crimes.
Em Novo Hamburgo, foi apreendido um veículo que, segundo a investigação, teria sido utilizado para a prática de homicídio no final de 2023 em Butiá. Foram apreendidas armas, munições, dinheiro em espécie, celulares e outros objetos. A operação contou com a participação de 96 policiais de diversas delegacias da capital e do interior, além do GRI, Grupamento Aéreo da CORE e do Canil da Susepe.

Com a informação Polícia Civil.