Renato Grillo Ely, administrador da Sul Trens, explica que o projeto surge na esteira da Lei das Ferrovias, aprovado em 2021 e prevê a exploração de linhas de trem por entidades privadas.

“A partir disso, nossas três empresas estão associadas, estão estudando, e chegaram à conclusão que é viável a implantação desse sistema com as características proposta”,

Ely é taxativo ao destacar que o projeto não está vinculado ao atendimento de transporte à população. Segundo ele , o objetivo é o atendimento a uma demanda turística. explicando que a demanda de passageiros de transporte urbano é realizada pelo Trensurb até a cidade da Novo Hamburgo.

Em compensação, de acordo com o administrador da SulTrens, não será necessário qualquer investimento público já que o projeto pretende atender a demanda privada.

“ Ao governo cabe analisar os projetos, orientar o desenvolvimento dos estudos ambientais e, após aprovar os estudos ambientais, conceder as licenças. O papel do governo é fundamental, mas não há nenhum aporte financeiro.”

Mesmo sem valores definidos, tanto em investimentos quanto de passagem, o administrador diz que já um plano traçado em relação a como vai funcionar o atendimento e também quanto ao trajeto. A empresa pretende colocar um trem com capacidade de 250 passageiros, que funcionaria todos os dias, alegando não ter o orçamento definitivo,fato que só irão saber quando o projeto de engenharia estiver concluído.

 

A equipe aposta em um cronograma relatado que em menos de 120 meses, ou seja 10 anos, a linha de trem já esteja em pleno funcionamento. A ideia é que as viagens comecem a partir das 7 horas com intervalos de uma hora entre cada partida da estação que ficaria posicionada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Depois das 10 horas os intervalos reduziram para partidas a cada meia hora até às 19 horas. O trecho a ser percorrido pelo trem passaria por trás das áreas urbanas de Canoas, Sapucaia, Novo Hamburgo, Taquara, seguindo por Nova Hartz até chegar a Gramado.

 

Na próxima semana a empresa deve se reunir mais uma vez com representantes do governo estadual para apresentar o projeto.

O titular da Sedec, Ernani Polo, aponta para uma avaliação positiva da proposta e afirma parecer interessante em qualquer país ou outros estados também, que tem um desenvolvimento mais acelerado, os trens são uma realidade no transporte, na locomoção”, avalia.