A Prefeitura de Porto Alegre inaugura nesta quinta-feira (28) um novo Centro de Convivência para crianças e adolescentes da região Sul da Capital. Localizado na rua Paulo Maciel, 220, no bairro Cavalhada, o espaço atenderá inicialmente 50 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, em parceria com a Rede Calábria.

Mais de 380 crianças e adolescentes beneficiados
O novo Centro de Convivência é vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e executará o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV). O SCFV é um serviço gratuito que visa à proteção social, prevenção de situações de vulnerabilidade e risco, e desenvolvimento integral dos participantes e seus familiares. Na região Sul, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) atende mais de 380 crianças e adolescentes neste serviço.
Oportunidades de desenvolvimento e fortalecimento de vínculos
Realizado no turno inverso à escola, o SCFV oferece diversas atividades, como:

Oficinas: música, artes, esportes, informática, etc.
Palestras e workshops: temas como educação ambiental, saúde, prevenção de drogas, etc.
Passeios e visitas culturais: museus, parques, teatros, etc.
Acompanhamento familiar: orientação e apoio às famílias.

Ampliação do acesso a serviços de proteção social
A inauguração do novo Centro de Convivência faz parte da estratégia da Prefeitura de Porto Alegre de ampliar o acesso a serviços de proteção social para crianças e adolescentes. Atualmente, mais de 9 mil crianças e adolescentes são atendidos pelo SCFV em toda a cidade.

Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.