Centenas de porto-alegrenses se uniram em um protesto no Largo Glênio Peres, neste sábado, para expressar seu repúdio ao Golpe de 1964 e sua determinação em defender os princípios democráticos. Organizado por centrais sindicais e movimentos sociais, incluindo PT, Psol e PCdoB, o evento ressaltou a importância da resistência contra qualquer forma de golpismo e autoritarismo.

Durante a manifestação, diversas demandas foram levantadas, desde a defesa da liberdade de ensino até o apelo pelo fim dos ataques à população civil em Gaza. Figuras políticas proeminentes, como a deputada federal Maria do Rosário (PT) e o vereador Pedro Ruas (Psol), discursaram enfatizando a necessidade de permanecer vigilante contra ameaças à democracia.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, destacou a importância da busca pela verdade e reparação em relação aos eventos da Ditadura Militar, apontando para o envolvimento de empresas brasileiras no golpe de 1964. Ele ressaltou a relevância de lutar pela democracia diante de tentativas recorrentes de golpe.

A manifestação contou com a presença de diversos grupos e indivíduos comprometidos com a defesa dos direitos democráticos e o repúdio à violência política. Raul Carrion (PCdoB) e Cecília Farias, do Sinpro/RS, também expressaram suas preocupações e compromissos com a causa democrática, destacando a importância de lembrar os acontecimentos históricos como forma de fortalecer a resistência popular.

Este protesto em Porto Alegre reflete o compromisso da comunidade em defender os valores democráticos e resistir a qualquer forma de autoritarismo. A mobilização demonstra a determinação dos porto-alegrenses em manter viva a memória do passado e garantir um futuro democrático para as próximas gerações.

Com a informação ExtraClasse.org