Uma forte tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul deixou mais de um milhão de clientes sem energia elétrica no estado. Em Porto Alegre, 28 escolas municipais tiveram que fechar suas portas devido à falta de luz. A situação gerou transtornos para milhares de estudantes na capital gaúcha.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação (Smed), 28 das 99 escolas municipais de Porto Alegre ficaram sem energia elétrica durante a manhã de quinta-feira. O prefeito Sebastião Melo anunciou que uma nova avaliação será feita durante a tarde para determinar se as aulas poderão ser retomadas.

Além de Porto Alegre, outras cidades do estado também foram afetadas pela tempestade, incluindo Rio Grande, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Passo Fundo. Instituições como a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha e a Escola de Educação Infantil Santa Luzia suspenderam suas atividades devido aos danos causados pelo mau tempo.

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) também precisou suspender as aulas presenciais em vários campi, incluindo os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul. A falta de energia elétrica afetou 1,152 milhão de clientes no estado, principalmente na área da CEEE Equatorial e da RGE Energia. Autoridades estimam que o serviço seja restabelecido até o final do dia para a maioria dos clientes afetados. O diretor de relacionamento com o cliente da CEEE Equatorial, Marvin Ramgrab, assegurou que a empresa está empenhada em resolver os problemas causados pela tempestade.