Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre, em colaboração com o 19° Batalhão da Brigada Militar, realizaram uma operação surpreendente na tarde da última terça-feira (19). Durante uma abordagem na rua Saldanha da Gama, bairro São José (Zona Leste), uma motocicleta foi encontrada acumulando uma impressionante quantidade de 332 multas vencidas, totalizando um valor superior a R$ 92 mil em débitos.

A ação faz parte da operação “Duas Rodas”, uma iniciativa semanal em diferentes pontos da capital gaúcha com o objetivo de coibir adulterações e excessos de velocidade, promovendo um trânsito mais seguro. Além da motocicleta flagrada, outros 72 veículos foram parados, resultando em 25 autuações e quatro encaminhamentos a depósitos por diversas irregularidades, incluindo a apreensão de dez Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Os números revelados levantam sérias preocupações sobre a segurança no trânsito. Em 2023, 45% das vítimas fatais de acidentes na região eram motociclistas, com 32 condutores perdendo a vida, sendo que 12 estavam dirigindo sem habilitação. No mesmo ano, das 12.876 abordagens realizadas em motociclistas na cidade, 36% resultaram em autuações, com 747 casos relacionados a problemas de habilitação e 676 motocicletas recolhidas por diferentes motivos.

Este não é um incidente isolado na cidade. Em uma blitz no ano anterior, uma motocicleta foi descoberta com R$ 385 mil em dívidas, incluindo 679 infrações de trânsito e falta de licenciamento desde 2015. O veículo foi retirado de circulação até regularização da situação, enquanto o condutor foi notificado por dirigir com CNH vencida há mais de um mês.

Com a informação EPTC.