O Programa de Transplante Pulmonar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) completa 15 anos em 2024. Para celebrar o marco, reuniu no último dia 18, pessoas que estão na lista de espera por um transplante, pacientes que já passaram por este procedimento e seus familiares. Os participantes do encontro contaram com a apresentação voluntária do grupo de canto à capela Vocal5.

Os relatos de quem já recebeu um novo pulmão emocionaram os que ainda aguardam a sua vez. Paulo Ataídes, 65 anos, foi diagnosticado com fibrose pulmonar e após o transplante, ele finalmente está conseguindo levar uma vida mais leve. “Hoje eu tô aqui, caminhando, conversando! O atendimento da equipe do hospital foi ótimo! A minha vida é outra agora. Para quem está na espera, o meu recado é: não desistam”, relata.

Desde 2009, foram realizados 82 transplantes de pulmão pela instituição. O HCPA trabalha com uma equipe composta por cirurgiões torácicos, pneumologistas, médicos intensivistas e uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, psicólogo, enfermeiro, assistente social e fisioterapeuta.

Um único doador pode salvar até oito vidas, então além de Paulo, outras pessoas que estavam na fila aguardando por um órgão tiveram uma segunda chance. Isso só é possível se tivermos doadores, e pela legislação vigente quem deseja ser doador deve comunicar seus familiares.

Texto: Jacqueline Jorge/HCPA.