O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta de tempestade para diversas áreas do Sul e Sudeste do Brasil, com início previsto para o dia 19/03/2024 às 10h00min, com término às 23h59min. O aviso abrange municípios de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, com riscos potenciais significativos.

Segundo o comunicado do INMET, são esperadas chuvas com volume entre 20 e 60 mm/h, podendo atingir até 100 mm/dia, além de ventos intensos, variando de 40 a 100 km/h, e possível queda de granizo. Estes fenômenos apresentam risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos em algumas áreas.

Para lidar com a situação, as autoridades recomendam medidas de segurança, como evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível, e buscar informações adicionais junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As regiões afetadas incluem o Oeste Catarinense, Noroeste e Sudoeste Gaúcho, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste e Centro-Sul Paranaense, entre outras áreas.

Diante deste cenário, é essencial que os moradores e autoridades locais estejam atentos e adotem as precauções necessárias para minimizar os possíveis impactos decorrentes desses eventos climáticos adversos.

Com a informação INMET.